A consulta
A consulta de osteopatia
Se eventualmente se propõe realizar a sua primeira consulta de osteopatia e tem algum tipo de dúvida que gostaria de ver esclarecida, poderá ler a secção que se segue. Se no final restar ainda alguma questão que não ficou bem clara para si, poderá contactar-me e terei todo o gosto em esclarecê-lo(a).
História Clínica/ Anamnese/ Exame Subjetivo:
Esta é a primeira fase da consulta e consiste em uma série de questões que o osteopata lhe irá colocar. A primeira pergunta é óbvia e consiste em conhecer o motivo da consulta e sintomatologia associada se for o caso. A partir desta pergunta inicial seguir-se-ão outras cujo objetivo será o de ir estreitando o leque de possibilidades de diagnóstico, até que tenhamos a informação suficiente que nos permita avançar para o exame físico sabendo o que será mais importante avaliar e que informações recolher.
As questões que lhe poderão ser colocadas, estão relacionadas com o seu historial clínico, estado geral de saúde atual, histórico familiar, hábitos alimentares, hábitos de atividade física e medicação habitual, entre outras. Esta deverá ser uma conversa muito franca e aberta de parte a parte. Poderão ser colocadas questões que para o paciente podem parecer pouco relevantes, no entanto a experiência diz-nos que muitas vezes são pequenos incidentes que já quase havíamos esquecido, como por exemplo uma queda ou um acidente que se deu á anos atrás, que nos vão permitir compreender a origem do problema atual.
Se eventualmente já realizou algum tipo de exame complementar de diagnóstico, como RX, TAC (tomografia axial computorizada), RM (ressonância magnética) ou outros, faça-se acompanhar dos mesmos pois podem conter informação útil, no entanto a ausência de exames complementares de diagnóstico na grande maioria dos casos não é razão impeditiva para a realização do melhor tratamento.
Um dos objetivos desta conversa inicial é também o de estabelecer uma relação de confiança e cooperação, pois o tratamento é feito em parceria. É importante o empenho e motivação de ambos, de forma que no final possamos ter um desenlace feliz, que deixe ambas as partes satisfeitas e com a sensação de “missão cumprida”.
Exame de sistemas
Poderá haver necessidade de exames clínicos dos diversos sistemas, como o sistema respiratório, cardiovascular, ou outros, tudo irá depender das informações coletadas durante a conversa inicial e relativamente às quais deveremos proceder em conformidade, no melhor interesse do paciente.
Exame físico
Nesta fase da consulta procederemos a uma avaliação postural em posição ortostática (de pé), iremos pedir-lhe que execute determinado tipo de movimentos, iremos fazer palpação dos tecidos, realizar testes ortopédicos, neurológicos, osteopáticos, observação do estado da pele, etc.
Os achados desta inspeção irão relevar uma ou mais hipóteses de diagnóstico e determinar as diretrizes para o tratamento.
Chegados aqui é altura de conversarmos, paciente e osteopata. Será dada explicação com o detalhe necessário a fim de que compreenda o problema e possa dar o seu contributo. Será elaborada então uma estratégia de intervenção e um plano de ação. Será convidado a participar ativamente, a dar a sua opinião e a expressar as suas preferências, sendo que o tratamento será levado a efeito sempre com o seu consentimento e respeitando integralmente a sua opinião.
Tratamento
Como já referido anteriormente, em osteopatia não existem protocolos de tratamento, cada caso tem as suas especificidades e caraterísticas, as quais exigem os procedimentos e técnicas adequadas.
O paciente vai sendo informado a cada momento de todo e qualquer procedimento em particular, do motivo pelo qual deve ser realizado e pedida a sua permissão para o efeito.
A terapêutica osteopática é suave e regra geral o tratamento não é doloroso. Sempre que haja lugar à possibilidade de algum efeito secundário, será instruído a lidar com a situação, no entanto esses casos são excecionais.
No final da sessão de tratamento é feita uma reavaliação, que nos permitirá aferir da necessidade ou não de mais sessões de tratamento e de estabelecer um prognóstico de acordo com as necessidades e o desejo do paciente. Tudo será feito de acordo com o estritamente necessário.
Tratamento crânio – sacral
Tratamento visceral
Tratamento músculo-esquelético
A osteopatia
Centrada no diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação de doenças músculo-esqueléticas, e os efeitos destas doenças na saúde geral.
Quando consultar um Osteopata
Consulte um osteopata para tratar dores músculo-esqueléticas, cefaleias, lesões desportivas, problemas posturais e dores crónicas.
O que esperar do tratamento osteopático
O tratamento osteopático envolve técnicas manuais para aliviar dores, melhorar a mobilidade e promover o equilíbrio homeostático.