Perguntas Mais Frequentes
01. É necessário tirar roupa durante a consulta?
É provável que haja necessidade de remover alguma roupa, pois quer o exame físico, quer o tratamento assim o exigem. No entanto se não o desejar fazer, sua vontade será respeitada, no entanto terá que assumir, a responsabilidade sobre eventual ineficácia do tratamento.
02. Que roupa vestir?
Deverá usar roupa com a qual se sinta confortável. Aconselha-se geralmente o uso de calções e no caso das senhoras o “soutien” desportivo.
03. Posso fazer-me acompanhar por alguém?
Sim, poderá fazer-se acompanhar por pessoa da sua confiança, se assim o desejar. No caso de menores de 18 anos é obrigatória a presença de pessoa responsável.
04. Quanto tempo dura uma consulta ou uma sessão de tratamento?
A elaboração do relatório com historial clínico do paciente e exame físico, obrigam a que a 1ª consulta se prolongue um pouco mais, pelo que esta poderá ter uma duração aproximada de 90 minutos. Eventuais consultas posteriores terão uma duração compreendida entre os 60 e os 75 minutos.
05. O osteopata receita medicamentos ou suplementos?
Não. Os recursos terapêuticos osteopáticos consistem na aplicação de técnicas manuais.
06. O tratamento é doloroso?
Na maior parte dos casos não. No entanto existem situações em que pode ser causado algum desconforto.
07. Preciso ser encaminhado pelo médico ou devo ir previamente ao médico?
Não é necessário. O osteopata tem autonomia funcional na área neuro-músculo-esquelética. Se durante a consulta for registado motivo para tal, o osteopata irá reencaminhá-lo para o seu médico de família ou da especialidade e nesse caso levará consigo uma carta com o relato do parecer do osteopata e o motivo que o levou a sugerir o reencaminhamento. Os osteopatas valorizam a multidisciplinaridade considerando sempre o melhor interesse do paciente.
08. Em que consiste o tratamento osteopático, são massagens?
A massagem é realizada por massagistas, enfermeiros de reabilitação e fisioterapeutas. O tratamento osteopático utiliza uma grande diversidade de outras técnicas com fins mais específicos.
09. Será que no meu caso a osteopatia pode resolver?
Poderá consultar a lista de situações que podem ser beneficiadas com osteopatia, na secção “Quando Consultar um osteopata”, embora não são sejam aí descritos todos os casos em que a osteopatia pode ser útil. https://inosteopat.com/quando-consultar/ De qualquer forma, os problemas devem ser sempre avaliados individualmente. Poderá endossar-nos por escrito a sua dúvida e teremos todo o gosto em tentar esclarecê-lo melhor. https://inosteopat.com/contactos/
10. São precisas muitas sessões para resolver o meu problema?
Dependerá da natureza do problema e da pessoa a ser tratada, no entanto após uma primeira consulta o osteopata far-lhe-á um prognóstico do qual faz parte o nº de sessões que será expectável necessitar.